O QUE VOCÊ PRECISA FAZER SOBRE PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
por Helen Morais
Helen Agda Rocha de Morais Guiral, é formada em Direito, pela Faculdade de Direito de Franca, pós graduada em Direito Previdenciário, atua como advogada há mais de 17 anos nas áreas previdenciária, cível e trabalhista
Você que já começou ou pensa em começar sua vida contributiva e deseja um dia se aposentar ou até mesmo está em vias de aposentadoria, precisa iniciar um planejamento previdenciário, seja ele através de contribuições ao INSS ou previdência privada.
Em 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relatou que a expectativa de vida da população masculina chegou a 72,2 anos e a feminina atingiu 79,3 anos de vida.
Considerando que um trabalhador brasileiro precisa de 30 anos de trabalho, se mulher, e 35 anos, se homem, para se aposentar, e que começa a trabalhar em média aos 18 anos de idade, o homem usufruiu de 19 anos de aposentadoria e a mulher, usufruiu de 31 anos de aposentadoria.
Se levarmos em conta que a aposentadoria se dá na velhice, idade em que as pessoas não têm mais saúde e disposição para trabalhar e necessitam de mais dinheiro para viver, deveriam planejar sua aposentadoria com total dedicação e cuidado, para receber o maior valor possível, evitando surpresas desagradáveis e garantindo uma renda mensal satisfatória nesse momento tão crucial da vida.
No entanto, raramente isso acontece e no momento que as pessoas mais precisam de dinheiro, sobrevivem com pouco, muito pouco e muitos ainda dependem de ajuda familiar. Esse quadro deve mudar no Brasil nos próximos anos, pois as pessoas estão se tornando mais conscientes e cuidadosas.
Para um planejamento de aposentadoria, que é um estudo do histórico de tempo de serviço, da idade e das contribuições previdenciárias que o segurado possui com os diversos Regimes de Previdência, além da análise das atividades desenvolvidas ao longo da carreira, os salários de contribuição e a legislação aplicada ao caso específico, com simulações e cálculos para determinar valores e idade de se aposentar, deve-se procurar um especialista na área e planejar o quanto antes seu futuro contributivo. Mesmo levando em conta que leis mudam e que talvez o planejado saia diferente do desejado, mas, lembrando sempre que prevalece o direito adquirido. Assim, o planejamento deve ser feito o mais breve possível, tomando atitudes precoces, evitando gastos desnecessários e ganhando segurança no futuro.
Gostou dessas informações? Siga minha página no Instagram e fique por dentro das novidades da área.














